Workshops

                                              Roda Cyr

CARGA HORÁRIA:
·         4 horas diárias de práticas de roda cyr.
·         Mínimo de 5 dias
·         TOTAL: 20 horas
·   Disponho de duas rodas para o curso, outras 3 rodas podem ser alugadas, ou selecionar participantes com rodas.
·         Número máximo de vagas 15 pessoas, sendo no mínimo 4 com rodas próprias.

DURAÇÃO (EM SEMANAS):
Este tipo de curso pode se estender de 2 a 4 semanas.
Sempre com duração de 4 horas por dia.

OBJETIVOS:
Os objetivos principais deste curso são de poder avançar com as capacidades físicas e motoras em um estilo muito particular, distinguindo os movimentos criativos dos movimentos técnicos, respeitando sempre suas posturas e encaixes, independente do nível de cada um, dando assim mais vida ao corpo a mente e a liberdade de expressão.

JUSTIFICATIVA:
A modalidade Roda Cyr, nasceu no Canada pelo fundador da companhia “Circo Eloyse”, Daniel Cyr.
Este aparelho e sua forma circular da à possibilidade de desafiar a gravidade do corpo em diferentes direções.
Um aparelho totalmente novo para os artistas Brasileiros que começam a mostrar interesse na modalidade. Apesar da grande dificuldade exigida no aprendizado da Roda Cyr, este aparelho depende de muito treino e perseverança para alcançar um nível básico de noções de giro. Passando esta fase o artista pode começar a arriscar truques mais elaborados para depois tratar de unificar a técnica e transforma-la em um numero circense.

CONTEÚDO E ESTRATÉGIAS:
Aquecimento geral e articular
Preparação física e condicionamento especifico
Trabalho em grupo
Posturas e encaixes
Trabalho de preparação física e aquecimento no aparelho
Trabalho técnico e aprendizado de figuras básicas
Sequência de figuras individuais básicas e avançadas
Trabalho de criação individual
Trabalho de criação em grupo
Mostra final em grupo
Alongamentos.

PÚBLICO ALVO:
Poderão participar do curso pessoas da área circense ou pessoas que tenham interesse por esta atividade que já tenham uma condição física atlética e corporal adequada.
Em principal pessoa que já tem o seu próprio aparelho Roda Cyr e que tenha as primeiras noções básicas da técnica. Público alvo, Adulto.

EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS EM SALA DE AULA:
A sala deve ter um espaço mínimo de 15x15 metros com chão plano e liso, caso o chão for áspero e preciso de linóleo de dança ou similar em toda a extensão.
Todos os alunos devem estar com roupas de ginastica e com tênis ou bota adequada para o utilizo do aparelho.


                                         
     ACROBACIA CRIATIVA


Acrobacia Criativa é uma nova disciplina criada da união entre a Ginástica Artística, a Acrobacia Circense e a Acrobacia de Rua, mais conhecida como “le parkour” recentemente criada na França por um grupo conhecido como "yamakasi".
Acrobacia Criativa tem como objetivo aperfeiçoar a capacidade física e motora do corpo, criando um estilo acrobático muito singular. Utilizando a técnica da ginástica artística como base fundamental para a construção de um novo modo de se expressar e de se movimentar.
Há alguns anos, que a anteriormente nominada acrobacia de rua, foi incorporado dentro das técnicas circenses. Um exemplo é a inserção desta técnica em importantes escolas de circo que utilizam esta forma de acrobacia, tanto para a criação de espetáculos como para audições em cursos profissionais circenses. No mesmo tempo esta disciplina foi implantada no mundo do cinema, nos meios publicitários e nas artes cênicas em geral.
Seguindo este caminho, a Acrobacia Criativa foi incorporada na formação circense pelo professor César Rossi (Acrobata, professor e Diretor circense). A primeira experiência foi realizada na escola de Circo Carampa de Madrid, durante o curso de formação profissional 2004/2005, também no curso intensivo realizado na escola de Circo de Alcorcon (EMCA) sempre em Madri – Espanha, para enfim ser relançada na escola de Circo Vertigo na cidade de Turim – Itália.

OBJETIVOS

Os objetivos principais deste curso são de poder avançar com as capacidades físicas e motoras em um estilo acrobático muito particular, distinguindo os movimentos criativos dos movimentos técnicos, respeitando sempre suas posturas e encaixes, independente do nível de cada um, dando assim mais vida ao corpo a mente e a liberdade de expressão.

 CONTEUDOS

Aquecimento geral e preparação física.
Preparação básica dos elementos de ginástica artística.
Educativos acrobaticos por elemento.
Técnicas aplicadas a diferentes objetos de uso cotidiano como: cadeiras, bancos, mesas, construções urbanas, aparelhos circenses como mastro chinês, materiais da própria escola e etc.
Pesquisa das possibilidades criativas acrobáticas, utilizando outras técnicas como mão a mão e caídas cômicas.
São muitas as possibilidades para trabalhar a acrobacia usando espaços como salas, ruas, parques, escolas de circo e de acrobacia e etc.
Flexibilidade e alongamento.

FOTOS














 
                                                                  

Vídeo:


                                                                     

MASTRO CHINÊS


O mastro chinês é um aparelho vertical inicialmente usado pelos chinese para realizar evoluções técnicas e acrobáticas de alta força e precisão. Mas foi na França que sua técnica desenvolveu-se de um modo mais contemporâneo, pois juntaram-se novas disciplinas ligadas ao circo como a dança e o teatro, abrindo um novo mundo na arte do aprendizado desse aparelho.
As novas possibilidades, a capacidade de trabalhar a criatividade e a improvisação, não esquecendo da técnica, são fundamentais no futuro artístico de cada artista. Devido a  isso o curso parte de uma base sólida de diversos educativos relacionados a preparação física  e acrobática, até chegar aos  movimentos mais difíceis e  sequências  mais variadas.
Além disso esse workshop visa a realização de mini-improvisações individuais e de grupo, independentemente do nível dos alunos, com o intuito de realizar uma apresentação final em grupo para mostrar o trabalho de conclusão realizado durante o curso.
Este workshop pode se realizar em diversos locais como: uma escola de circo, companias de teatro e dança e festivais variados.

Objetivos:

O objetivo principal do curso é avançar com as capacidades fisicas e motoras dos alunos fazendo uso de um estilo acrobático muito particular, iniciando com simples subidas no mastro até chegar as evoluções básicas visando a realização de movimentos mais particulares e outros mais acrobáticos. Trabalharemos também: escorregadas, propulsões, piruetas e saltos variados, assim como a utilização do aparelho e seu espaço cênico, fazendo uso de objetos variados para complementar o trabalho de criação.

Conteúdos:

•    Aquecimento geral e desenvolvimento físico;
•    Trabalho em  grupo;
•    Posturas e encaixes;
•    Trabalho de preparação fisica no mastro;
•    Trabalho técnico e apendizado de figuras básicas;
•    Sequência de figuras individuais básicas e avançadas;
•    Trabalho de criação individual;
•    Trabalho de criação em grupo;
•    Apresentação final em grupo;
•    Alongamentos.


Para este curso é necessário: calça jeans fléxível, sapatos de sola lisa e aderente (do tipo “All Star” cano alto), joelheiras e cotoveleiras elásticas.
Número  máximo de pessoas: 10 para cada mastro.
Número máximo de mastros:  2.








  




Link Relacionado
http://www.grupotholl.com/content/index.php?secao=noticias&id=221