Historia

 César Rossi                                                                                  


Acrobata e trapezista iniciou com a ginástica olímpica aos dez anos na E.S.E.F de São Paulo. Durante sua atuação como ginasta começou a trabalhar como professor de ginástica olímpica na academia Yashi de São Paulo. Descobriu aos dezoito anos de idade o mundo do circo através do Circo Picadeiro e grupo Acrobático Fratelli. Por diversos anos foi acrobata e trapezista em diversas companhias de circo e de teatro de São Paulo, aonde realizou o espetáculo Uma Noite e Tanto com o grupo Acrobático Fratelli e a Companhia Ornitorrinco do diretor Cáca Rosset no espetáculo “Ubu” Rei.  
Na Itália lançou o seu espetáculo acrobático “Flying Clown” no XIII Festival Medieval Certaldo, logo após adquiriu o seu diploma na escola de teatro de Bolonha: “Noveau Cirque” com a realização do espetáculo “Ombra di Luna” na Bienal de Veneza. Seus feitos na Itália não pararam por aí, participou da turnê com a Companhia “Fratelli di Taglia” (Circus Colombazzi), atuou junto a Companhia Aquarone – Ferraris (Micro Circo), além de ter realizado o seu número de trapézio também chamado “Flying Clown” em diversos festivais nacionais e internacionais, como o festival Italiano Sul Filo Del Circo e Virada Cultural Paulista 2010 e 4º e 6º Festival Paulista de Circo.
Integrou na renomada companhia francesa Cirque Baroque na pré-criação do espetáculo Troie.
Na Europa foi professor da Escola Nacional de Circo Carampa em Madrid (Espanha) e da Escola profissional Cirko Vertigo em Torino (Itália) nas especialidades de: acrobacias, disciplinas aéreas e mastro chinês, além de ter atuado como diretor pedagógico durante cinco anos na escola italiana. Foi convidado pela FEDEC (Federação Européia das Escolas de Circo) para participar dos módulos de formação para professores realizados nas seguintes escolas: CNAC (Chalon, França), ESAC (Bruxelas, Bélgica), Rosny Sous Boys (Paris, França) e Circus Space (Londres, Inglaterra).
Como diretor circense, realizou os espetáculos: Fermatta 64, Point De Vue, Gran Kabare Vertigo, e I Have a Dream, no festival francês Circa na cidade Auch-FR.
No Brasil replicou o espetáculo Estação Capão o qual foi o espetáculo de abertura do Iº Festival Internacional Diamantino de Circo (Chapada Diamantina-Bahia).
Contemplado no edital "ProAc" n°10-2011/2012 da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, na modalidade de produção de número circense, com o numero de Roda Cyr “Movimento Esférico".
Contemplado no edital "ProAc" n°09-2012/2013 da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, na modalidade de produção de número circense, com o numero de Roda Cyr “Caveman”.
Em 2013, realizou um minicircuito nas unidades do SESI com cinco datas do número “Caveman”.
Participou de alguns comerciais televisivos como Decathlon, Antártica Sub-Zero (Astronauta) e Brahma Chopp como protagonista.
Em 2014 realizou em janeiro uma mini turnê nas fabricas de cultura de São Paulo com o novo espetáculo solo Caveman Circo.
Criou seu novo número de Roda Cyr – “TEMPO” (estreia no Trixmix Cabaré e turnê de férias no SESC Bertioga no Cabaré Variete).
Colaborou com diversas companhias de circo de São Paulo como:
Cia K “Espetáculos, Brincadeira e Le Petit”. Sesc Santo Amaro e Taubaté.
Grupo Ares “Espetáculo Flutuar e Deisespera”. Sesc Pinheiros e Belenzinho.
Cooperativa Brasileira de Circo “Palhaçaria Paulista, 4º e 6º Festival Paulista de Circo no espetáculo Clássicos Tradicionais”.
Trixmix Cabaré (Turnê de fevereiro a março 2014 no Teatro Viradalata e Virada Cultural Paulista, com Direção de Mark Bromilow).
Pia Fraus “Circo Manacá’ (com os espetáculos, Lambe Lambe no SESC Belenzinho e Cores do Tempo na Virada Cultural do Interior e Circuito Paulista 2014 sempre na especialidade Roda Cyr).
Cia Base “ Circo das Bruxas” Sesc Pinheiro e Sesc Itaquera.
Selecionado através do edital Fundarpe, para apresentar seu numero de seis minutos de Roda Cyr, ”Tempo”. No Fig. 24º Festival de Inverno de Garanhuns Pernambuco 2014.
Professor no curso de Roda Cyr pela SP Escola de Teatro – 2014.
7ºFestival Paulista de Circo, com o numero de Roda Cyr “Tempo” no Cabaré Le Voyage.
Professor de Mastro Chinês pela SP Escola de Teatro – 2014.
Fundador da Cia Tempo, cia que promove a propagação da Roda Cyr no país, com encontros realizados no MAM.
Apresentou seu espetáculo de roda Cyr “Tempo” na versão 30 minutos na festa Sencity 2014, no MAM – Museu de artes modernas de São Paulo.
Em fevereiro de 2015 no minhocão em São Paulo, estreou o espetáculo “O Herói Torto”, com o palhaço Ronaldo Aguiar, no projeto do grupo Esparrama pela Janela. Comtemplado no projeto Itaú Rumos.
Trixmix Cabaré número TEMPO – Roda Cyr - SESC Bertioga e Sesc Santo Amaro na Virada Cultural de São Paulo 2015.
Professor no curso de Roda Cyr pela SP Escola de Teatro – 2015.
Professor de artes circenses no CCJ – Centro Cultural da Juventude – Prefeitura de São Paulo.
Selecionado através do edital Fundarpe, para apresentar seu número de Roda Cyr, “Movimento Esférico” e realizar a Oficina de Acrobacia Criativa. No Fig. 25º Festival de Inverno de Garanhuns Pernambuco – 2015.
Turnê da Trupe Vaudeville com o espetáculo Circo de Variedades nas fabricas de cultura de São Paulo, no teatro Sergio Cardoso e no teatro do Centro Cultural da Juventude.
Atual integrante da Trupe Vaudeville criada no ano de 2015, pelo Acrobata e palhaço Cesar Rossi e pelo Bailarino e Palhaço Ronaldo Aguiar (atual diretor artístico dos Doutores da Alegria em São Paulo).
Trupe Vaudeville na Virada Cultural 2016 com os números de “Mambo Acrobático” e “Bicicleta Acrobática” no Palco Picadeiro Boulevard.
Professor de Roda Cyr pela SP Escola de Teatro – 2016.
Atualmente contrato pela Scuola di Cirko Vertigo – Italia como Talent Scout – America Latina, com o objetivo de realizar audições no território Nacional e MERCOSUL.
Ingressou na renomada Companhia Rudá, no espetáculo "Um Sonho Real" com o parelho Roda Cyr. Turnê nacional 2016 com o patrocínio da Caixa seguradora, aonde apresentou nas seguintes cidades:
Teatro Niterói, Sesc Salvador, Teatro Belo Horizonte, Teatro Araraquara e no Festival de inverno do Sesc no Rio de Janeiro nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.